Melhoria da velocidade de processamento no I.Renda

Existe um recurso no nosso programa que faz com que as pastas de trabalho fiquem melhor organizadas e melhora a performance do programa principalmente quando ele estiver instalado em uma rede.
Antes de explicar a melhoria é necessário entender como o programa funciona. Ao abrir a declaração o programa faz uma cópia do banco de dados principal onde estão todos os contribuintes para um arquivo temporário com apenas os dados do contribuinte selecionado. Todo trabalho da declaração será feita nesses arquivos temporários que ao terminar são devolvidos para o banco de dados principal.
Então em uma rede com muitos usuários acessando o trafego na rede torna mais lento quanto mais usuários estiverem usando. Se o arquivo temporário ao invés de ficar na rede for colocado no drive local todo o acesso a rede se resumirá apenas a dois momentos na hora de ler e na hora de gravar.
Esses arquivos temporários perdem utilidade assim que foi gravado e serão reutilizados quando uma nova declaração for aberta. Assim se indicarmos uma pasta por exemplo C:\TEMP sabemos que tudo que estiver nessa pasta será temporário e pode ser quando quiser apagada.


Existe um recurso que esta descrito abaixo explicando como instalar um disco na memória do computador chamado RAM DISK.
Sabemos que o tempo de acesso do HD (o tempo necessário para localizar a informação e iniciar a transferência) é absurdamente mais alto que o da memória RAM. Enquanto na memória falamos em tempos de acesso inferiores a 10 nanosegundos (milionésimos de segundo), a maioria dos HDs trabalha com tempos de acesso superiores a 10 milissegundos. Ou seja o acesso as informações tornara milhares de vezes mais rápida.
Resumindo instale o RAM disk sugerido. Aponte o diretório de trabalho (estando em rede ou não) para esse drive em uma pasta qualquer nesse RAM Disk digamos Z:\temp e a velocidade do programa tornará muitas vezes mais rápida. Veja porém antes as limitações como o tamanho da memória do seu computador.

Ramdisk ou RAM-disco é um disco rígido virtual com base na abstração de software que trata de um segmento de memória de acesso aleatório (RAM) como armazenamento secundário, que é similar a discos rígidos, exceto com vantagem de ramdisk é muito mais rápido e tempo de acesso é muito melhorada . Como não há elementos mecânicos móveis envolvidos, não haverá questão do uso e desgaste demasiado. Ramdisk tem uma desvantagem óbvia, que é volátil e não de estado sólido. Conteúdos em Ramdisk são armazenados na memória RAM do computador, que será perdido quando o computador é desligado.
Com estes benefícios e limite, ramdisk pode ser usado para armazenar freqüentemente acessados ainda menos importantes dados temporários para acelerar o desempenho do sistema, tais como o espaço de swap para memória virtual, arquivos temporários usados para programas como Internet Explorer, utilitário de compactação, software de tradução e freqüentemente acessados dados de um banco ou utilizado para manter os programas descompactados por curtos períodos. Do ponto de vista da privacidade, Ramdisk é também uma unidade de trabalho da versão descodificada do documento criptografado, como todos os vestígios dos dados serão eliminados e excluídos, uma vez desligado.
O Ramdisk.sys que se segue foi originalmente escrito por Gavotte baseada Ramdisk.sys da Microsoft, e posteriormente adicionado uma interface gráfica. Ele é um software gratuito e livre para usar sendo muito estável, não tem limitação de tamanho, suporta popular FAT16, FAT32 , sistemas de arquivos NTFS, e suporta sistema operacional Windows 2000 e superior, incluindo o Vista.
Para usar Ramdisk, o requisito mais importante é que o sistema tem uma grande quantidade de memória, muito mais do que o tamanho do ramdisk que você pretende criar. Ele funciona em sistema com um mínimo de 256 MB de RAM, e nesse caso não está recomendado para definir o tamanho do ramdisk com mais de 64 MB.
Instalação e configuração de Ramdisk é bem simples. Descompacte o arquivo zip para uma pasta, e executar Ramdisk.exe. No Windows Vista, você precisa clicar o botão direito sobre ele e selecione "Executar como Administrador", se não você receberá uma mensagem de erro Falha. Clique em Instalar para instalar o driver Ramdisk
Responda Sim ou Permitir se solicitado com driver não assinado com a assinatura digital válida ou não pode verificar o editor deste programa de aviso do driver de software.
Depois que clicar em Install Ramdisk , todos os botões que previamente esmaecido inativos são ativados.

Agora você pode definir o tamanho do disco em bytes, configure a letra da unidade para o ramdisk, sugerimos que use a letra Z. Você também pode especificar que tipo de mídia é o drive - RAM Drive, mídia fixa ou mídia removível (para simular uma unidade de disquete).
A opção padrão, Fixed Media indica que o Ramdisk está simulando uma unidade de disco rígido deve funcionar na maioria dos casos. Clique em OK quando terminar com a configuração. Se você modificar as configurações do ramdisk durante o tempo em processo do sistema está acessando o ramdisk, você vai precisar para reiniciar o sistema.
Outros botões na tela são bastante evidentes em uso. Use "Remove" ramdisk para desinstalar o ramdisk, ou, mais especificamente Ramdisk.sys driver do sistema.
Há mais de personalização e uso potencial para outros aplicações do Ramdisk não incluídos na tela e você nesse caso precisará editar manualmente o Registro. Estas funções adicionais são feitas por addswap.exe e rdutil.exe que é muito bem explicada no Readme .
Para o uso comum na maioria dos casos, você não vai precisar chegar a este ponto.

O programa ramdisk pode ser baixado cliclando no item abaixo
Programa para instalar RAM Disk

Voltar